terça-feira, 15 de maio de 2012

Um Zelo Ardente pela Fé


Palavras chaves : Inquisição, cruzadas, infiéis, Hereges.
Objetivos:
1- Compreender o movimento cruzadista e suas motivações;
2-Analisar a cruzada Albigense como vislumbre do que seria a instituição inquisitorial;
3-Entender as ações eclesiásticas como medidas de preservação do poder papal e o uso da fé para benefícios pessoais.

O Cristianismo, segundo o autor, conseguiu sobreviver a todos os problemas que enfrentou e cresceu graças a seus "atrativos" religiosos como a penitência, a solidão, a piedade, a contemplação e rituais que atraiam as massas. Contudo, mesmo depois de consolidado precisou tomar medidas radicais e empunhar armas  em nome de Deus para que os infiéis não se sobressaíssem. Por isso mesmo em 1095 o papa Urbano II autoriza a primeira cruzada que objetivava tomar a terra santa de Jerusálem das mãos dos mulçumanos. É claro que não se tratava apenas de uma questão de fé ou espiritualidade, a igreja visava aumentar seus cofres confiscando os bens alheios e fez isso utilizando-se da fé de seus contemporâneos, que caso fossem a guerra estariam ixentos de penas por faltas cometidas anteriormente. Seus pecados também seriam perdoados e suas almas não teriam de sofrer no purgatório. Quem resistiria a tamanha proposta? E mais os cruzados tinham o direito de matar, roubar bens , mulheres e propriedades dos conquistados. Tudo isso com uma consciência tranquila, pois o Papa , "representante de Deus na terra", assim o tinha permitido.
"Assim ,vieram as cruzadas. Em 1099, a primeira estabeleceu o reino franco de Jerusalém- o primeiro caso da história do que seria visto séculos depois como imperialismo e colonialismo ocidentais. A segunda Cruzada ocorreu em 1147, a terceira em 1189, a quarta em 1202. No todo foram sete. Nos intervalos, campanhas em escala total organizadas e financiadas na Europa, períodos de luta entre cristãos e mulçumanos alternados com pausas de paz instável, durante os quais o comércio- tanto de idéias quanto de bens- prosperava." (P.21)
Vale ressaltar que nem todos que foram as cruzadas conseguiram aquilo que queriam ( geralmente mais enriquecimento). A maior parte dos cruzados, sejam nobres ou pobres, ou morreram ou faliram. Mas os inimigos da Igreja estavam por todos os lados. Além mar  no oriente médio e bem perto no sul da França. Surgira então os cartagineses ou como são mais conhecidos " Os Cátaros". Estes com certeza deram dor de cabeça às autoridades eclesiásticas. A igreja romana teve de tomar medidas drásticas para deter as novas heresias que surgiam. O que ela fez?- Uma nova cruzada! O papa Inocêncio III em 1208 autorizou a perseguição e a morte aos albigenses.
Na verdade, quem eram os cátaros? - Os cátaros eram cristãos que divergiam em suas crenças com o catolicismo. Eles acreditavam que a matéria era essencialmente má, portanto este mundo fora criado não por Deus, mas por uma entidade inferior e diferente de DEUS.Os cátaros foram influenciados por movimentos tais quais o maniqueismo                            ( dualismo entre o bem e o mal), bogomilismo, dualismo gnóstico. Super estimavam o conhecimento e acreditavam no contato direto com a divindade, sem a necessidade de medianeiros ( padres, bispos, papas). Isso ameaçava o poder eclesiástico. A influência desse movimento foi tanto que no início do sé. XIII as bases do catolicismo se moveram no sul da França. O Catarismo apareceu como uma segunda opção para seus contemporâneos que escandalizados com o testemunho dos padres        ( imoralidades, avareza, corrupção) buscavam nos cátaros uma solução e até mesmo uma "independência " dos abusos dos clérigos. Os cátaros eram vistos como pessoas de virtude e honra, como verdadeiros discípulos de Cristo e dos apóstolos.Bem diferentes dos padres e bispos católicos. Isso explicaria o tão grande crescimento desse movimento alternativo e religioso no séc. XIII :
"Dificilmente surpreende, portanto, que uma parcela substancial da região, inteiramente à parte de qualquer questão de bem estar espiritual, desse as costas a Roma e abraçasse o catarismo."[...](p.27)
Por tamanha popularidade dos cátaros e por tão grande descrédito da igreja para com a população foi que o Papa Inocêncio III convocou uma guerra, ou mais uma cruzada, uma missão em nome da cruz e da verdadeira fé cristã. Então que morram todos os hereges:
"O Papa também escreveu ao rei da França, exigindo que se fizesse uma guerra santa para exterminar os hereges cátaros, descritos como pior que o infiel mulçumano. Todos os que participassem da campanha seriam imediatamente postos sob a proteção do papado. Seriamliberados de pagamentos de todo o juro sobre suas dívidas e isentos da jurisdição dos tribunais seculares. Receberiam plena absolvição de seus pecados e vícios, contanto que servíssem um mínimo de quarenta dias."(p.28)
Como sempre muito sangue foi derramado em nome de Deus e só fora enterrompido apenas em 1225. Contudo nem todos os Hereges foram mortos, muitos se infiltraram no seio da sociedade e continuaram praticando seus cultos secretamente. Mais alguns anos  a frente e o movimento ressurgiria, fazendo surgir de fato a instituição mais sinistra que já existira na história : a inquisição.
Concluímos , portanto, que os cátaros:
"[...]devem figurar entre as vítimas mais pugentes da história e merecem ser reconhecidos como os primeiros alvos de genocídio organizado e sistematizado na evolução da civilização ocidental"(P.22)
Bibliografia:
BAIGENT, Michael; LEIGH, Richard.  A inquisição.    Tradução :Marcos Santarrita; Rio de Janeiro. Imago ed 2001. 348 P.

Um comentário: