quarta-feira, 30 de maio de 2012

Combatendo o Protestantismo



Palavras chaves: inquisição, contra reforma, Santo Ofício.
Objetivos:
1- Compreender como a igreja combateu o protestantismo;
2- Analisar o surgimento da companhia de Jesus como mecanismo ideológico para  reconquista do" território" católico perdido para os protestantes;
3-Entender a atuação do Santo ofício como forma de preservar o poder papal e evitar o avanço de idéias contrárias às da Igreja.

Após combater a heresia das bruxas e manter as mulheres sob a autoridade eclesiástica, a Igreja tinha de enfrentar a força protestante, que cada vez mais ganhava território e disseminava sua nova teologia. Tudo que fosse contrário a uma fé racional era considerado diabólico, isso explicaria a intensa perseguição a magia das feiticeiras.Entretanto, o protestantismo usava de uma razão e uma fé que apoiava-se também na Bíblia sagrada. Como combater isso?

Para vencer a heresia cátara, a Igreja investiu em Teologia e pregação. A ordem Dominicana foi responsável por silenciar os albigenses, que assim como os protestantes,dedicavam-se em afastar-se dos dogmas católicos. Porém cerca de 300 anos haviam se passado e o zelo pelo estudo teológico esfriara pelo hábito do poder estabelecido pela ordem inquisidora, que acostumada a usar da força para combater as bruxas, "esqueceu" os métodos da argumentação. Os padres esperavam que de algum modo essa nova onda de heresias simplesmente passasse.

O protestantismo era assim uma astuta e disfarçada manifestação diabólica, que discordava da ortodoxia da igreja e questionava seus dogmas. Existia algo mais demoníaco do que discordar do representante de Deus na terra, o sucessor de Pedro no trono? Desse modo a Igreja Católica acabou por monopolizar o conhecimento e a cultura desta época, atribuindo a Satã toda e qualquer obra ou pensamento que se opusesse ao Papa.

[...]" se o diabo estava manifesto na orgiástica irracionalidade da bruxaria, agora torna-se do mesmo modo manifesto na eloqüência da palavra escrita[...]"(p.141-142)

Deflagrou-se, portanto, uma verdadeira guerra ideológica, que tinha Martinho Lutero como principal herege. O advento da imprensa contribuiu para o "sucesso" da filosofia luterana, que também  desencadeou uma explosão de conhecimento nunca antes visto.
O Surgimento dos "soldados de Cristo" ou sociedade de Jesus deve ser visto como uma nova medida tomada pela igreja a fim de deter a Reforma Protestante. Esta ordem foi criada pelo espanhol Inácio de Loyola, que também sofrera nas mãos dos inquisidores. Inicialmente Loyola buscava a glória militar, mas após dedicar-se ao estudo e a pregação, acabara fundando na França a ordem dos Jesuítas.

"A 27 de setembro de 1540 o papa Paulo III estabeleceu oficialmente os jesuítas sob o nome original de " companhia de Jesus"[...](p .144)

Tornaram-se a ponta de lança contra os reformadores. Do mesmo modo que ocorreu com os dominicanos, que deram inicio ao tribunal inquisitorial, a ordem Jesuíta fez ressurgir a inquisição romana. O Santo ofício inspirou-se na inquisição espanhola e não visava somente uma pureza da fé, mas sobretudo o bem estar do Papado e da igreja Católica.
Um nos principais nomes relacionados com esse ressurgimento inquisitorial romano é sem dúvida Giovanni Caraffa. Foi nomeado primeiro inquisidor Geral e em 1555 tornou-se papa , implementando um verdadeiro reino de Terror.

[...]" Quando Caraffa morreu em 1559, era tão detestado pelos romanos que eles atacaram as instalações do santo ofício, demoliram os prédios, saquearam e queimaram todos os documentos. Impávido, porém, o Santo ofício continuou seu trabalho.[...]"(p.148)

Todos podiam perceber que a Europa não era mais a mesma. O protestantismo conseguira firmar-se em seu espaço e a igreja não o estava fazendo recuar. Por isso mesmo como forma de se adaptar ao novo cenário histórico, a Igreja promove os grandes Concílios que acabaram por distanciar ainda mais o catolicismo do protestantismo. A igreja alegava que sua tradição era tão importante quanto às sagradas escrituras. Sua concepção do pecado original , a salvação das almas e a teologia luterana da justificação pela fé se opunham drasticamente. Entre outras coisas, o concílio de Trento, um dos mais importantes já feitos, estabeleceu o poder absoluto do Papa.

Uma das medidas tomadas para deter o avanço de idéias heréticas foi a censura de obras literárias, o Índex de livros. Muitos autores foram confiscados, tais quais : Martinho Lutero, Jan Hus, Giordano Bruno, Descartes, Rousseou, Voltaire. O Índex fora abolido apenas em 1966.

Depois do protestantismo, novos segmentos ideológicos surgem, como os "magos do renascimento", alvo mor dos ataques inquisitoriais. Aqueles eram mentes livres que se dedicavam ao estudo das artes, a ciência, teologia, filosofia, medicina, tecnologia e etc. Um arquétipo deste grupo é Giordano Bruno que defendia as idéias de Copérnico ( a terra se move em torno do sol). Fora torturado e condenado  pelo Santo Ofício na Itália por não renegar suas obras.

 Bibliografia:

BAIGENT, Michael; LEIGH, Richard.  A inquisição.    Tradução :Marcos Santarrita; Rio de Janeiro. Imago ed 2001. 348 P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário