segunda-feira, 29 de abril de 2013

A Obra de Capistrano : Capítulos da História Colonial


         Seus primeiros capítulos são apenas apresentações do que seria sua obra. O Primeiro capítulo por exemplo, é uma descrição geográfica do Brasil e de seus moradores: os índios. Vale ressaltar que o autor apresenta tanto o Europeu como o Africano como elementos exóticos. Este é o tema de seu Segundo capítulo. Podemos dizer que o início de sua obra assemelha-se muito ao modelo de Vanhagen no que se refere as descrições. Entretanto, diferente de Vanhagen, que se identificava com os brancos, Capistrano se põe no lugar do indígena, ou seja, na praia olhando para as caravelas no mar. Ele se coloca como brasileiro analisando a colonização.
         O Historiador brasileiro localiza Portugal em seu contexto histórico, disserta sobre sua Hierarquia social e como já foi dito, apresenta o português como o primeiro elemento exótico, isto é , um invasor. O Segundo elemento “estranho” nas terras indígenas é o negro. Sobre este muito pouco é falado, seu assunto logo se esgota. Capistrano se interessava mesmo pela relação entre o branco e o nativo, bem como pelo Mameluco sertanejo.
         No terceiro capítulo de sua obra, o autor questiona : Por que os portugueses vieram para o Brasil? Ele mesmo responde : Por motivos geográficos, religiosos, militares e comerciais. Para compreender as expectativas européias, Capistrano muitas vezes se coloca no lugar do Português. Neste capítulo vemos os vários nomes dados a terra descoberta: “Terra dos Papagaios, Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz”. Aborda a exploração do Pau brasil e a questão da misciginação. O Escritor ao analisar as diferenças etnicas perguntava-se cmo seria possível sair  de tudo isso uma nação. Segundo ele foi apenas no séc. XVII que surgiu uma possível união brasileira. Mas é somente em 1654 que de fato o brasileiro passa a existir. A vitória contra os Holandeses despertou um novo sentimento naqueles que aqui moravam.
         Podemos classificar a Obra de Capistrano da seguinte maneira:
         1-   Descobrimento do Brasil na perspectiva de Vanhagen;
          2-   O Surgimento de um novo povo ( Brasileiro ou mesmo o sertanejo)
O autor analisa a interiorização do território pelos bandeirantes e parece não simpatizar com o fato. Pois sempre defendeu o nativo. Era contrário sua exploração e extermínio. Sobre a interioização ele aponta alguns  pólos principais : São Vcente , Piratininga e Maranhão; A agropecuária e as Minas.
O autor diz que a partir do séc.XVIII a consciência patriótica se aprofundou, ou seja, os brasileiros não mais se sentiam enferiores aos metropolitanos. Daí passam a existir conflitos entre brasileiros e portugueses. Entetanto havia muito cetiscismo em relação ao futuro do Brasil que aspirava independência, mas a sociedade não tinha consciência política. Os brasileiros sentiam-se incapazes de assumir  o país plenamente. Ao mesmo tempo que o autor elogia a luta, ele se decepciona com a não concretização da independência. Os brasileiros aceitaram a independência via portugueses.
Sua Obra fez o seu nome ser o elo entre as gerações do século XIX e o IHGB e o século XX e as universidades. Seu método inovador de duvidar do passado foi estremamente importante para a historiografia brasileira. Capistrano olhava para o passando com criticidade, queria reiventar a história contada por Vanhagen. Queria olhar sua própria história como brasileiro sertanejo. Foi ao mesmo tempo um grande admirador e crítico de seu antecessor. Capistrano é sem sombra de dúvida uma leitura obrigatória para todo aquele que deseja conhcer  mais a a história do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário