domingo, 28 de abril de 2013

O Processo de Redemocratização do País





O governo de Geisel prometeu fazer uma abertura lenta, gradual e segura para a democatização do Brasil. Diferente de Médici  que fazia uma linha mais dura, Geisel apresentava-se como um governante mais brando. Entretanto, não devemos pensar que a ditadura deixou de usar seus poderes.
Seu Mandato sentiu as variações da inflação, pois o preço dos alimentos aumentava rapidamente, gerando grandes insatisfações no seio popular. Para agravar mais ainda a nossa economia, o custo do petróleo aumenta drasticamente, fazendo com que se invista em Álcool e energia nuclear. Surge então a Usina Angra dos Reis.
A população movia-se exigindo o retorno da democracia. Em 1977 a sociedade paulista ouve do Jurista Godoffredo da Silva a “ Carta aos Brasileiros”, em que o Estado de Direito era a palavra de Ordem e o desejo universal  de toda  gente .
Neste período ressurge também a Une, união nacional dos estudantes, que  após protestarem em frente a PUC em São Paulo sofrem opressão militar. Cerca de 2 mil jovens são presos.  O que pode-se perceber é que a atmosfera nacional estava contagiada por um sentimento de mudanças. O protesto era a única maneira de chamar a atenção. Todos estavam cansados da ditadura e ansiavam pela antiga liberdade política, artística e social.
Ora, os salários estavam desvalorizados. Cerca de 31 % de seu valor real em desprestígio. As greves e os movimentos sindicais ressussitam no País como forma de expressão de uma gente sofrida que vê nestes movimentos o exercício de sua cidadania e de seu poder. Um nome que se destaca nas siderúrgicas paulistas neste momento é o de Luís Inácio da Silva, o Lula.
Em 1979 alguma coisa de democracia é vista no cenário nacional. Pois é decretado o fim do AI-5 e é suspensa a censura à Imprensa. O que se vê no governo de Geisel é um governo no meio de um fogo cruzado. Ao mesmo tempo que se pretendia um retorno gradual a democracia por parte de alguns, vê-se também por outro lado, outros tentando preservar o estilo autoritário de governo.
Neste mesmo ano assume a presidência por eleição indireta o candidato de Geisel, João Batista Figueiredo, que governou seis anos o país. Também assumiu o compromisso com o retorno a Democracia. Entretando logo na década de 1980 reagiu de forma contrária aos movimentos grevistas dos metalúrgicos, mandando suspender e prender seus líderes. Figueiredo volta atrás em sua decisão e concede um ajuste de 63% nos salários.
Toda a população brasileira começava  a aderir às greves. Cerca de 3 ,2 milhões de trabalhadores pararam  as indústrias.  Porém  nem  todos obtiveram  o mesmo sucesso. Mas querendo ou não, todas aquelas manifestações estavam surtindo efeito. O Congresso Baiano da Une em 1979 exigindo anistia a todos os presos políticos conseguiu  em  Agosto a aprovação de uma lei que concedia liberdade a todos quantos foram alvos da opressão ditatorial. Neste mesmo ano é decretado o fim do Bipartidarismo político ( Arena x MDB) e é implantado o pluripartidarismo no mês de Novembro. O Arena torna-se o PDS e o MDB, o PMDB. Os sindicalistas formam o PT, além de outros mais partidos que surgem neste momento de redemocratização do País.
Mais foi na década de 80 que de fato se viu um relance real de direito político. As eleições para governador e Senador voltam a ser pelo voto direto da população. Entretanto, não pode se perder de vista que a Linha dura do governo continuava insatisfeita com todos esses avanços “democráticos”. Neste momento surgem os atentados terroristas que objetivavam paralisar ou retardar o processo gadual de redemocratização no País. Então, tanto no governo de Geisel quanto no de Figueiredo percebe-se um fogo cruzado de interesses. De uma lado o povo exigindo mudanças estruturais, do  outro, militares que se opunham até mesmo a autoridade presidencial.
Para aumentar apressão, nossa economia só afundava. O Pib caíra terrivelmente e nossa dívida externa só crescia, na velocidade da luz. Tudo isso só proporcionou a organização do maior evento popular nacional, isto é, o movimento de “Diretas Já”. Só foi possível graças a União da frente liberal com o PMDB, que em um jogo político muito bem articulado consegue eleger a elite conservadora . Tancredo Neves e seu vice José Sarney assumem a presidência, tendo derrotado Paulo Maluf . O que mais chama a atenção é que Sarney foi um mão direita da Ditadura, mas de alguma forma foi ele quem foi escolhido para governar  o país no “retorno” a Democracia. Tancredo Neves adoece e morre, passando assim a faixa presidencial para seu vice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário