domingo, 18 de dezembro de 2011

Teoria da História




Objetivos:

1-Analisar os 3 níveis de discussão propostos pelo autor José D'assunção Barros a partir da afirmação" Uma teoria é uma visão de mundo"

2-Conceituar as expressões" Teoria da História " e "Filosofia da História"


O autor recorre a etimologia da palavra teoria para iniciar seu texto. A palavra vem do grego e remete a Deus, aquele que tudo vê. Logo, Teoria é uma forma de apreender a realidade; É uma maneira de ver o mundo.
A palavra assume 3 dimensões discussivas:

1-Teoria como campo de estudo: Território a ser explorado, muito bem delimitado. Trabalhada por profissionaise específicos com o uso de metodologias científicas.

2-Teoria como Modelo explicativo: Mais especulativo(Ex: Teoria do Big Bang, evolucionismo)

3-Teoria como Modo de apreender a Realidade: É a forma mais particular de se ver as coisas( fé, mito, filosofias). Carregada de subjetividade.

Teoria da História difere da filosofia da História. Antes de caracterizarmos tais diferenças, precisamos entender como foi o surgimento e o que tornou possível a teoria da História.
A transição do séc XVIII para o Séc XIX, a profissionalização do historiador, formação de comunidades historiográficas, o ato contínuo de criticar-se( olhar para sí), formulação de métodos através das fontes, a institucionalização da disciplina e a concepção de um tempo vetorial tornaram possível a teorização de História.

No séc XVIII a História era a narração de fatos verdadeiros. Já no sec XIX, com as comunidades de historiadores surgindo e debatendo acerca de teorias e metodologias, a fim de dar a História um status de ciência, surgiram os primeiros paradigmas historiográficos( ex: Positivismo)

Portanto, a Teoria da História busca refletir o processo da construção epistemológica e preocupa-se com a historiografia.. É Pensada por um grupo de intelectuais e não somente por um indivíduo, logo o Positivismo não pertence a Comte, nem o Historicismo a Ranke e etc.
Já a filosofia da História procura especular acerca do processo histórico( qual seu objetivo e significado). É a reflexão de um filósofo sobre esse processo( ex: Kant, Hegel) É claro que um teórico não deixa de filosofar enquanto teoriza.


Bibliografia:

BARROS, José D'assunção. Teoria da História.vol 1.Rj.Vozes,2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário