quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A economia Colonial no Brasil - Parte 3



Objetivo:

Analisar as atividades dos Bandeirantes e as expedições realizadas por Eles.

"Representando uma das atividades econômicas mais dinâmicas do Planalto paulista, a bandeira era, na verdade, um empreendimento militar organizado por várias famílias"[...](p.205)

As Bandeiras eram constituídas basicamente por brancos e mamelucos. Faziam expedições armadas, autorizadas pelo governo português, que avançavam para o sertão. Geralmente partiam de São Paulo.
Os Bandeirantes capturavam os indíginas e os vendiam como escravos a proprietários de terras, esta era uma das causas de suas expedições. Outra causa era a procura de metais e pedras preciosas. Ocorreram muitos atritos com os jesuítas, que catequizavam os índios. Os bandeirantes tinham fama de serem muito violentos, entretanto, foi graças a ação deles que ocorreu a ocupação interiorana do território colonial. Suas expedições contribuíram para o surgimento de vilas e cidades.( Eles foram os primeiros a descobrirem ouro na região das minas)
Os índios foram fundamentais para suas expedições. Eram seus guias dentro das florestas e mestres na arte de sobreviver nas matas.
Os bandeirantes ficaram conhecidos como sertanistas de contrato, pois eram contratados por portugueses para destruírem os focos de resistência à dominação branca.

[...]"O bandeirante era um selvagem, uma vez que capturava as índias para o exercício de suas torpezas e índios para o gracejo de seus interesses".(p.214)

Resumo sobre as Bandeiras:

1-Faziam seus serviços visando a aquisição de terras e riquezas;
2-Possuiam autoridade dos portugueses para escravizarem os nativos, devido a crise escravista africana;
3-Desenvolveram espedições que déram inicio a mineração na colônia;
4-Acabaram por ajudar na urbanização do interior colonial.

Bibliografia

AQUINO,Rubim. Sociedade brasileira: uma História através dos movimentos sociais.Record,2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário