quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A economia Colonial no Brasil - Parte 2



Objetivo:

Relacionar a pecuária e a "colonização dos sertões".

" O maior significado da pecuária no Brasil colônia foi representado pelo alargamento das fronteiras do território pelos portugueses[...](p.193)

Sabemos que a princípio a colonização portuguesa na América estava limitada a costa litorânea e voltada ao cultivo da cana para a produção do açucar, o ouro branco. Com a mineração, a população concentrouxe no centro- sul, promovendo assim uma urbanização nessa região. Foi neste período que desenvolveu-se a criação de gado, destinado às regiões das minas.
O Gado era fonte alimentícia e servia como força de tração nos engenhos. Desse modo atuava como uma atividade econômica secundária na colônia.
Sem sombra de dúvidas, a interiorização das terras brasileiras deveu-se a pecuária, que necessitava de grandes propriedades, ou melhor , de sua ocupação, Já que para a criação do gado utilizava-se pastagens e rios. Com a falta desses elementos, os pecuaristas migravam e isso expandiu o território colonial.
Com a produção canavieira evitou-se manter o gado no litoral. Isto fez com que a pecuária se desenvolvesse bastante e fizesse surgir muitos novos povoados, cada vez mais interioranos.

Bibliografia:

AQUINO,Rubim. Sociedade brasileira: uma História através dos movimentos sociais.Record,2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário