domingo, 30 de outubro de 2011

A Formação dos Estados Ibéricos


Tomaremos por base os textos de Adeline Rucqoi( A reconquista como mito unificador),José Hermano Saraiva (ocupação civilização romana)

Devemos refletir sobre:

1-A ocupação Romana na Península Ibérica e suas contribuições para seu florescimento;

2-O significado Histórico da Reconquista para a Península.


Antes de mais nada se faz necessário entender a importância do estudo do passado para a compreensão do hoje. Somos herdeiros do ontem e bebemos de suas fontes, ainda que não reflitamos sobre isso.

No texto " A ocupação e civilização Romana" , Hermano Saraiva procura demonstrar exatamente isso: A herança cultural e sócio econômica deixada pelos romanos para a península e principalmente para Portugal.
O autor começa seu texto abordando a guerra entre Roma e os Cartagineses, revelando o grande poder destruidor de Roma sobre os mesmos.
Era muito proveitoso para Roma instalar-se naquelas terras e para tanto impôs sua política, sua cultura, seu modo de produzir e administrar para os nativos.

Roma foi como um trator de esteira, atropelando tudo e todos. Plantando suas sementes ideológicas e colhendo muitos lucros para o Império.
A dominação dos romanos modificou a língua falada, a agricultura, a construção civil, as crenças. A península foi aculturada e forjada nos moldes romanos, assim foi mais fácil preservar o poder.( Algumas regiões do norte, de mais difícil acesso, não foram tão influenciadas pelos romanos- a língua basca permaneceu nessas regiões).

Os romanos desenvolveram na península a produção do azeite, do trigo e do vinho. Hoje sabemos o quanto a Europa ou os europeus utilizam estes produtos. Concluímos, portanto, que Roma edificou uma nova Península Ibérica com sua chegada e fixação.

De fato, a península nunca mais foi a mesma depois da ocupação romana. Após cerca de 500 anos de dominação, a região seria novamente aculturada, desta vez nos moldes mulçumanos.

A verdade é que a península viveu sob constante clima de guerrilha. Não somente no sentido restrito da palavra, mas ideológicamente falando. Os mulçumanos chegaram impondo sua fé e exploraram os nativos.

Em nome de Deus e da fé cristã os reinos peninsulres se uniformizaram e declararam guerra aos "infiéis"( mulçumanos).Não podemos falar de unificação, já que conflitos internos eram constantes, devido as muitas insatisfações que a nobreza demonstrava para com os reis cristãos.

Um evento muito importante para a reconquista foi o casamento de Isabel de Castela e Fernando de Aragão. O intuíto deste era a recuperação das terras dominadas ou tomadas pelos mulçumanos. Quais as motivações da reconquista? Uma missão divina ou um jogo de interesses políticos e religiosos?

Encontrar seu lugar, reivindicá-lo diante dos homens e de Deus, unificar um povo, ter uma identidade própria é algo constante na história medieval de Portugal e Espanha.

Entendemos que a Reconquista é um fato histórico que pode ter-se valido da fé para justificar " guerras santas", mas que contribuiu para o encontro da identidade de Portugal e Espanha, que por tanto tempo foram subjugados por nações estrangeiras.


Bibliografia:

SARAIVA, José Hermano. Ocupação e civilização romanos.História concisa de Portugal.Lisboa. Estampa,1986.

RUCQUOI, Adeline. A reconquista como mito unificador. História ibérica: apogeu e declínio. São Paulo. Contexto.p 215-229.

Nenhum comentário:

Postar um comentário