domingo, 6 de novembro de 2011

Sebastianismo: Sonhos de um Homem, Projetos de um Herói.


Antes de falarmos sobre Sebastianismo devemos saber quem foi Sebastião e em qual contexto histórico localiva-se.
Dom Sebastião foi um rei português que morreu em uma guerra santa. A Europa estava vivendo um período caótico : guerras, pestes, fome e crises econômicas. Com a "suposta" morte do rei, a Espanha assume o trono português. Filipe II, parente mais próximo do falecido rei, torna-se monarca da recém formada união ibérica.

A ascenção de Filipe ao trono português gera grande insastifação nos lusitanos, que acreditavam que Dom Sebastião não havia morrido, apenas estava desaparecido e em breve retornaria a sua terra para restaurar o reino aos portugueses, trazendo paz, justiça a seus conterrâneos.

O Sebastianismo, é portanto, um movimento popular, baseado nas crenças judáico-cristãs, que têm como principal personagem a pessoa de Dom Sebastião( morto ou desaparecido ?)numa guerra. Surge em Portugal e chega ao Brasil através de navegações expedicionárias. Entretanto, o movimento toma um novo significado por aqui, devido a grande diversidade étnica, o que promoveu grande sincrestismo cultural e religioso.

Nem mesmo o catolicismo com sua inquisição pôde frear o movimento
( movimentos ?)no Brasil. No estado do Maranhão os resquícios ideológicos do movimento messiânico ainda são bem acentuados, ainda que ressignificados. O baixo espiritismo apropriou-se de diversas figuras da monarquia em seus cultos e Dom Sebastião é a principal delas. Do mesmo modo a Guerra dos canudos sofreu grande influência deste movimento.

De um rei desaparecido num deserto para uma ilha paradisíaca num país tropical. De um reino temporal para um reino imaginário e fantasioso no fundo do mar maranhense. Do catolicismo romano, ainda que este não aprovasse o movimento no decorrer dos tempos, para o baixo espiritismo. Todos estes fatores evidenciam a nova roupagem que o movimento ganhou nas terras brasílicas que perdura até os dias de hoje.

Bibliografia:

ANDRADE, José Carlos. Sonhos de um homem, progetos de um herói: cartografia sebastianistas em Portugal e no Brasil. Buriti, Iranilson(org). cidades e regiões. múltiplas histórias. João Pessoa. idéias, 2005.p 211-255.

Nenhum comentário:

Postar um comentário